terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O que é o "End Feel" e a importância para a Fisioterapia


>




http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_artigos/04062013094822Corpo_Humano.jpg

Algumas das informações mais valiosas obtidas durante o processo de avaliação resulta de procedimentos relativamente simples, tais como testes passivos da amplitude de movimento. Embora muitos profissionais de massagem tenham sido expostos os conceitos fundamentais sobre como testar ativa e passivamente a amplitude de movimento, a maioria não aprendeu a usar essa informação de forma eficaz em um ambiente clínico.

Neste artigo, vamos dar uma atenção especial para ao "end-feel", a sensação final,  que é avaliado durante a gama de testes de movimento passivo. Informações valiosas podem derivar de um exame aprofundado do end-feel.

Para realizar uma avaliação do movimento passivo, o fisioterapeuta instrui o cliente a relaxar o máximo possível para que este possa executar o movimento sem resistencia do paciente. É importante ter o maior grau de relaxamento muscular antes de iniciar o movimento, para melhorar a acurácia na avaliação e eliminar o esforço muscular como a causa de qualquer dor que possa sentir-se.

Um dos fatores mais importantes para investigar, durante os testes passivos de amplitude de movimento é o end-feel. A sensação final revela a qualidade do movimento percebido pelo fisioterapeuta no final da amplitude disponível de movimento. A sensação final pode revelar muito sobre a natureza de diversas patologias. James Cyriax, o médico ortopedista britânico que desenvolveu um dos sistemas mais comumente utilizados para o exame físico, especificou seis finais diferentes quando elaborou este metodo em seus escritos.

Duro (Osso com osso) - Esta é a sensação quando o movimento é interrompido por dois ossos contactar entre si. Um exemplo é o fim sensação de extensão do cotovelo.

Espasmo - Quando os músculos estão em espasmo, eles podem parar abruptamente o movimento antes do que deveria ser o arco de movimento normal. É provável que a dor seja percebida no final desse movimento, porque o músculo em espasmo será esticado.

Capsular - Este é o fim sensação descrita pela amplitude de movimento limitado no final da cápsula articular. A sensação descrita frequentemente é similar aqule sentida quando se estica uma tira de "couro" no fim do movimento, como na rotação externa do ombro. Um end-feel verdadeiramente originario da cápsula, ocorre quando a cápsula articular é a principal limitação para o intervalo final do movimento. Alguns autores têm chamado este end-feel de "tecido stretch" final sente e se alargado a outros tecidos, como músculos, que podem esticar normalmente no final de sua amplitude de movimento. Um exemplo do trecho de tecido com músculos seria flexão do quadril com o joelho mantido em extensão, na qual o movimento é interrompido pelos isquiotibiais.

Mola - Esta sensação final é a sensação de movimento curto de parada onde deveria, acompanhado por uma borracha ou uma sensação elástica no final. Ela ocorre mais freqüentemente nas articulações em que ha um pedaço de cartilagem solto (como o menisco do joelho) e que pode estar bloqueando o movimento completo e causando que o membro "resalte " um pouco no fim do movimento.

Mole - Este é o end-feel em que o movimento é interrompido por duas massas de tecido mole pressionadas uma contra a outra. Um exemplo está na flexão do cotovelo.

Vazio - não existe limitação mecânica no final do intervalo, mas o paciente não vai deixar você ir mais longe por causa da dor excessiva. Um exemplo seria no ombro, em que a dor do tendão supra-espinhoso sendo comprimido irá limitar o quão longe o braço pode ser mobilizado.

Mecanicamente não há mais restrições, mas a dor vai impedir que o indivíduo permita ao fisioterapeuta completar a amplitude de movimento.

Este end-feel em algums casos especiais, pode ser normal, mas tambem pode ser de natureza patológica. Por exemplo, na extensão do cotovelo, o end-feel normal seria osso com osso resultado do processo de contacto entre olécrano e a face posterior da fossa do olécrano. Se você estivesse realizando um teste passivo de amplitude de movimento com o seu cliente e você sentia um pouco de tecido mole para completar o cotovelo em extensão, seria mais provável esta situação indicar alguma forma de restrição de movimento que deve ser tratada.

Por outro lado, se você for avaliar a rotação medial do ombro, que seria de esperar um end-feel em estiramento, e que seria normal para a rotação medial. Se você executou rotação medial e sente um end-feel osso-osso, seria anormal para essa articulação e certamente indicam uma patologia articular mais grave que necessita de avaliação por um outro profissional de saúde.

A avaliação passiva da amplitude de movimento pode fornecer informações muito para alem do que apenas o quanto um indivíduo pode mover suas articulações. Quando você sabe que tipo de sensação final deve ser evidente com cada articulação, você pode efetivamente avaliar e analisar as limitações patológicas ao movimento.

Referências

1. Cyriax J. Textbook of Medicine ortopédicos, Volume One: O diagnóstico de lesões de tecido mole, 8 ed. Londres: Bailliere Tindall, 1982.

Fonte

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário