terça-feira, 21 de maio de 2019

Método Cyriax: ferramenta de diagnóstico


>






James Henry Cyriax (1904-1985) nasceu em Londres, na Inglaterra. Em 1928 Cyriax formou-se depois de frequentar a Universidade de Cambridge e o St. Thomas Medical College em Londres.

No início de sua prática no St. Thomas Hospital,em 1929, Cyriax verificou que a maior parte dos pacientes com lesões no sistema músculoesquelético não podiam ser propriamente diagnosticados. E devido a isso eram direcionados para o centro fisioterápico. Onde recebiam o tratamento padrão (e sem comprovação científica) de aplicação de calor, massagem e exercícios.

Não existia, portanto, um método satisfatório para que as funções dos tecidos moles (como os ligamentos, músculos, fáscias, tendões, bursas, cápsula articular, discos, raízes nervosas etc.) fossem verificadas. Em face disso, o inglês não hesitou em desenvolver um novo método que possibilitasse um diagnóstico consistente para que decisões efetivas fossem tomadas no que dizia respeito aos transtornos nesses tecidos. A Medicina Ortopédica foi então criada.

Método Cyriax: ferramenta de diagnóstico

James Cyriax dedicou 12 anos de sua vida para que reunisse o conhecimento necessário para fundamentar seu método. Foi apenas em 1942 que ele formulou a ferramenta de diagnóstico que procurou por tanto tempo. Essa descoberta surgiu a partir de uma compreensão repentina. O médico escreveu a seguinte constatação em um pedaço de papel:

"Movimentos ativos: testam articulações e músculos; movimentos passivos: testam apenas as articulações; movimentos resistidos: testam somente os músculos".


Para que possamos entender essas palavras, vejamos o seguinte exemplo: caso o paciente movimente o cotovelo e a articulação doer, ela, consequentemente, está envolvida. Porém, se o paciente relaxar, tiver seu cotovelo movimentado passivamente e essa articulação não doer no processo, ela está então íntegra. Em último caso, se o cotovelo é movido contra uma resistência e isso causa dor, os músculos, como resultado, estão envolvidos.
A última afirmativa, contudo, gerava também uma dúvida: que músculo exatamente? A resposta para isso, por sua vez, pode ser verificada por meio do tensionamento seletivo.

O novo método de Cyriax consiste, portanto, em uma avaliação na qual se considera a função de cada um dos tecidos moles do paciente. Respostas, positivas e negativas, são obtidas e usadas para que o tipo de tensão seja identificada. A partir disso, um dado padrão é formado e depois analisado tendo como base a anatomia aplicada.

Com base nessa constatação, nos anos seguintes, diagnósticos antes nunca feitos, puderam enfim ser realizados.

Por volta do início dos anos 50, depois de muita resistência por parte de outros profissionais, a base de seu trabalho foi solidamente construída e Cyriax passou a ser reconhecido, ainda que fora de seu país. A partir desse momento, suas técnicas foram então refinadas e suas publicações, que se iniciaram de forma singela, já atingiam aproximadamente mil páginas.

Para o fisioterapeuta trabalhar com Cyriax e Ortopedia, precisa estar atualizado sobre vários assuntos dentro da Fisioterapia. Através desse curso, Atualidades em Fisioterapia Traumato-ortopédica - 40hs, você terá acesso aos mais atuais protocolos de Avaliação e Tratamento da Chamada Fisioterapia Contemporânea, dentre eles: Termografia Clínica, Análise computadorizada de biomecânica, Estabilização segmentar, ventosaterapia, pilates e liberação miofascial. Clique aqui e saiba mais!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário