sexta-feira, 13 de março de 2020

Cyriax no Esporte


>







Em 1900, nos Estados Unidos a prática de massagem iniciou com a influência dos escritos de um médico de Boston, Douglas Grahm. Então, outras novas técnicas foram surgindo no Ocidente.

Mennell e Cyriax, ingleses, utilizaram uma forma específica de massagem com fricção profunda para estruturas articulares profundas que se encontravam machucadas em condições agudas e crônicas.

Podemos, então, definir que massagem de Cyriax consiste de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular ou transversal.  São movimentos realizados pelas pontas dos dedos.

A dor muscular, seja vinda do treino ou da competição, é um dos principais problemas de quem lida com esporte. A fricção profunda de Cyriax pode ajudar não só nessas dores musculares, como na prevenção de lesões.

Consistem de movimentos breves, localizados e profundamente penetrantes realizados em direção circular ou transversal, são realizados pelas pontas dos dedos, almofada do polegar ou palma da mão.

Existem os movimentos transversais são leves e profundos e movimentos circulares, feitos no mesmo ponto. Essas fricções mobilizam os tendões, ligamentos, cápsulas e músculos.

* Técnica Básica e Direção do Movimento - Não se utiliza nenhum tipo de lubrificante na realização das fricções, são feitos sobre o tecido seco, somente após a aplicação da fricção que utiliza lubrificante fazendo o alisamento.

* Fricções Transversais - efetuadas em ângulo reto com eixo longitudinal das fibras nas estruturas envolvidas. A massagem deve ser aplicada no ponto correto; a estrutura tratada deve ser estirada, os dedos movimentam-se com a pele e tecidos subcutâneos, sobre os tecidos mais profundos; os movimentos devem possuir profundidade e amplitude de modo a atingir a lesão.

* Fricções Circulares - efetuadas com as pontas do segundo, terceiro e quarto dedos ou com o polegar. Os dedos devem ser posicionados obliquamente nos tecidos, são feitos movimentos em círculos profundos e depois aumentam a profundidade.

* Velocidade do Movimento - São efetuadas lentamente, com rítmo uniforme.

* Profundidade e Pressão - São feitos movimentos muito profundos, a pressão é aumentada nas primeiras passagens, pois ajuda o paciente a se acostumar com a sensação. O movimento é doloroso, mais não deve ser exagerado.

* Duração do Tratamento - 5 a 20 minutos, repetidos duas ou três vezes por semana.

* Efeitos das Fricções Profundas - Vasodilatação, dor, lesão local.

* Usos Terapêuticos das Fricções Profundas - Lacerações musculares; Lesões miotendinosas; Tendinites; Rupturas tendinosas; Tenossinovite; Torções Ligamentosas.

* Contra-indicação para as Fricções Profundas - Articulações inflamadas; Dermatite aguda; Psoríase; Trombose; Neoplasia; Infecções Bacterianas; Hematomas Musculares.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário