terça-feira, 7 de setembro de 2021

Cyriax na reabilitação do Tornozelo


>







As articulações do pé e tíbio társica ou tornozelo como é conhecida popularmente, são complexas e compostas por 26 ossos, 30 músculos e mais de 100 ligamentos. Dentre as lesões musculoesqueléticas que mais acometem essa estrutura pode-se citar a entorse de tornozelo, que corresponde a 85% das lesões de tornozelo, ocorrendo em indivíduos não atletas e em muitos desportistas de futebol, basquete e vôlei associadas a um mecanismo de lesão de inversão do pé com flexão plantar do tornozelo, numa intensidade brusca e violenta culminando no estiramento ou ruptura dos ligamentos laterais.


Uma vez detectada a lesão ligamentar e comprovada com os exames de imagem complementares, é hora de discutir com o médico qual será a melhor forma de tratamento. Atualmente o que definirá a terapêutica é o grau da lesão, sendo assim para a grande maioria dos casos, onde não há grande comprometimento ligamentar, é indicado um tratamento conservador com uso de medicamentos e reabilitação fisioterapêutica, a cirurgia só será realizada nos casos de entorses graves com instabilidade. 

Uma  técnica muito interessante é a massagem transversa profunda de Cyriax, com o objetivo de quebrar as aderências promovidas pelas fibras de colágeno do tecido cicatricial formado após a lesão que se tornarão fracas, sem flexibilidade e desalinhadas no período de reparação, portanto a técnica irá promover uma melhor movimentação articular e muscular sem dores. 

À medida que o quadro álgico e o edema reduzem, o indivíduo ganha independência funcional com a realização de exercícios com cargas em ortostase (em pé), novos objetivos são importantes para adicionar à reabilitação da entorse. O ganho de força muscular aumenta gradativamente com exercícios cada vez mais complexos e se intensifica os exercícios de propriocepção, que irá promover uma melhor estabilidade articular e prevenir novas lesões com exercícios em tábuas de propriocepção, cama-elástica, colchonetes, balancinho, giroplano, ortostase com apoio unipodal evoluindo para saltos, realização de treino pliométrico visando um aumento da ação neuromuscular, circuitos com treino de corrida associado a obstáculos e mudança de direção e terrenos estimulando todo o reequilíbrio e propriocepção das estruturas musculares, tendíneas e ligamentares.

O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade física, laboral ou social aconteça o mais breve e seguramente possível. Para isso é de fundamental importância que o paciente siga todas as etapas com supervisão do fisioterapeuta e que mantenha o ritmo de atividade para manter a estabilidade alcançada e se previna de novas lesões.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário