terça-feira, 16 de junho de 2020

Aplicação de Cyriax na tendinopatia patelar


>







Tendinopatia patelar é uma afecção relacionada com a sobrecarga do aparelho extensor do joelho. Essa tendinopatia acomete o patelar, causando dor à palpação e déficit funcional. O segmento mais acometido é a porção profunda e posterior do tendão patelar, adjacente ao pólo inferior da patela. Também é conhecida pelo nome de jumper's knee ou "joelho do saltador", por ser comum em atletas que praticam esporte de salto.


Mas será que a técnica de Cyriax funciona bem no tratamento da tendinopatia?

A  Massagem Transversal Profunda ficou popularizada por James Cyriax (ainda nos anos 30) e será ainda, estou convencido, um dos primeiros tratamentos que temos em conta quando se fala em patologias do tendão. Segundo Cyriax, os seus efeitos estão relacionados com a hiperémia causada de forma traumática e aumento da circulação sanguínea no tecido, eliminação de aderências e estímulo dos mecanorrecetores.

Note-se que quando Cyriax definiu estes efeitos, ainda se acreditava que uma tendinopatia estava relacionada com uma inflamação aguda. Sabe-se há algum tempo que os níveis inflamatórios presentes num tendão lesado por sobreuso são muito baixos ou encontram-se mesmo ausentes e daí ter caído em desuso o termo tendinite e ter-se optado pela nomenclatura tendinopatia.

Junto com a técnica de Cyriax, tem a terapia miofascial que consiste na combinação dos movimentos de deslizamento, amassamento e fricção, em associação com o alongamento de fáscias e músculos com a finalidade de obter um relaxamento dos tecidos que se encontram aderidos ou tensos. As técnicas de liberação implicam em puxar os tecidos em direções opostas, sempre estabilizando proximalmente com uma mão, e aplicando o alongamento com a mão oposta, ou também podendo aplicar uma tensão longitudinal utilizando o peso do corpo do paciente para estabilizar a extremidade.

É aplicada com a finalidade de aumentar o retorno venoso, liberar fibroses, proporcionar relaxamento sistêmico, melhorar ou estimular o fluxo de sangue no local e interromper o ciclo dor-espasmo-dor.

A abordagem terapêutica na tendinopatia muitas vezes é dificultada devido aos múltiplos fatores que podem estar envolvidos neste tipo de lesão, então o tratamento normalmente se torna prolongado e sujeito a recidivas e frustrações dos pacientes e terapeutas envolvidos.

É importante que o fisioterapeuta procure trabalhar na reversão do quadro progressivo da patologia, objetivando o retorno aos níveis de atividades pregressos, primordialmente sem restrições, focando na prevenção de recidivas e sempre informando o paciente sobre as características da doença e o que pode desencadear e evoluir o processo lesivo. 


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário